Entenda o novo regulamento da Copa do Brasil

COPA-DO-BRASIL-2017-FuteRock

Por Glauber Luciano/FuteRock

Quer entender como vai funcionar a nova Copa do Brasil? A Copa do Brasil 2017 não é mais um atalho para se chegar a Libertadores de América, como se dizia anteriormente, aliás, virou uma trilha cheia de armadilhas para as equipes tradicionais do Brasil, que não estão participando do principal torneio sul americano este ano.

Só para deixar claro, serão quatro fases antes de essas equipes entrarem no certame, que iniciará com 80 times disputando cinco vagas para a fase final da Copa do Brasil. Isso mesmo: CINCO VAGAS.

Porque as oitavas de final da Copa do Brasil já têm garantidos 11 clubes. Os oito que disputam a Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Botafogo, Atlético Paranaense, Grêmio e Chapecoense), o campeão da Copa do Nordeste, Santa Cruz, o campeão da Copa Verde, o Paysandu, e o campeão da Série B, o Atlético Goianiense.

Siga nosso Instagram, nosso canal do Youtube e curta a Fanpage FuteRock!

As cinco vagas restantes das oitavas serão disputadas por nada mais, nada menos que 80 times, dentre eles, grandes clubes do futebol brasileiro, como Corinthians, São Paulo, Ponte Preta, Fluminense, Vasco, Cruzeiro, Internacional, Coritiba, Bahia, Vitória, Sport, Náutico, Figueirense, Avaí e Goiás.

E as primeiras duas fases da Copa do Brasil ainda guardam outra armadilha: jogo único. Nessa fase que inicia-se hoje, 08/02, os times mais bem qualificados no ranking da CBF irão visitar os chamados “pequenos”, jogando com a vantagem do empate. Se tomarem apenas um gol, e perderem este jogo, estarão fora da Copa do Brasil. Na segunda fase, será jogo único novamente, porém será sorteado o mandante do jogo e, se houver empate, decisão por pênaltis.

Da terceira fase em diante da Copa do Brasil , voltam os jogos de ida e volta, com sorteio de mando, decidindo uma possível igualdade pelo saldo de gols, com o tento marcado fora de casa com valor dobrado. Na final da Copa do Brasil, dia 12 de outubro, só valerá o saldo de gols, mantendo valor simples para o marcado fora de casa.

Hoje o Timão estreia contra a Caldense, em Poços de Caldas, e amanhã (09/02) o Tricolor do Morumbi vai até o Maranhão enfrentar o Moto Clube. Se vencerem, tudo bem, passam de fase. Se empatarem também. Mas se os pequenos acharem um gol durante a partida e fecharem uma retranca daquelas, os grandes de São Paulo cairão com apenas um jogo e ficarão fora da Copa do Brasil. Esse mesmo cenário enfrentarão Vascão e Fluzaço, a Raposa de Minas e o Colorado.

Esses gigantes terão jogos complicados e perigosos. Nem tanto pela qualidade dos adversários, mas sim pelas surpresas que o futebol guarda para beneficiar as zebras que tanto conhecemos e adoramos!

Quando chegar à quarta fase da Copa do Brasil, serão apenas 10 clubes. Vamos palpitar que todos os grandes alcancem essa fase. Serão cinco clássicos brasileiros de tirar o fôlego. Corinthians, São Paulo, Vasco, Fluminense, Internacional, Cruzeiro, Coritiba, Bahia, Vitória e Sport podem estar nesta fase, se não houver zebras. Só jogão!

Alguns podem falar que isso é injusto e essa fórmula é totalmente equivocada, mas eu gostei desse formato. Explico o porquê: ninguém poderá enviar times reservas ou juvenis nas primeiras fases porque não tem a volta pra consertar o erro e cada vez que afunilar as fases os jogos ficarão mais difíceis e disputados.

Será perigosa e árdua essa trilha para a Libertadores 2018. Mas o campeão da Copa do Brasil 2017 chegará lá com moral elevadíssima.

E você, gostou das mudanças no regulamento da Copa do Brasil? Opine aqui no FuteRock! Veja abaixo a tabela da Copa do Brasil 2017.

Copa- do- Brasil -tabela-de-jogos- chaves-FuteRock

Este post tem 5 comentários

  1. Achei horrível, pois beneficia clubes que estão na Libertadores e outros que ganharam torneios de baixo nível técnico como Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde, com esses times já entrando nas fases finais.

    1. se o teu time não está nessa libertadores, que foi inchada, na metade do 2° turno do brasileiro, é porque foi incompetente. Então não tem como reclamar. Eram 4 vagas até setembro, passaram para 7.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *