Balanço do Campeonato Brasileiro: futebol de alto nível ou nivelado por baixo?

Campeonato-brasileiro-2017-destaques-FuteRock

Por Charley Gima/FuteRock

O Campeonato Brasileiro chegou ao fim e o enter site FuteRock faz um balanço do maior essay on company campeonato de futebol do Brasil e tenta desvendar se o http://grupocentro.com.uy/business-plan-for-beauty-supply-store/ business plan for beauty supply store Campeonato Brasileiro termina com um futebol de alto nível ou nivelado por baixo.

O click here Corinthians, campeão indiscutível, fez um excelente primeiro turno, terminando a primeira metade do http://www.captainconso.com/critical-esay-on-oleanna/ Campeonato Brasileiro de forma invicta, criando gordura para o restante do campeonato, que fez a diferença, pois o Timão mostrou que tinha um time forte, mas não tinha um elenco à altura, e sofreu também no segundo turno com o baixo rendimento dos meias Jadson e Rodriguinho, além dos laterais Fagner, que voltou de salto alto após sua convocação para a Seleção Brasileira, e Guilherme Arana, que não foi mais o mesmo após retornar de lesão, ou será que já estaria com a cabeça na Europa? O segundo turno do Corinthians foi abaixo da média, ficando em 12º lugar. Como dissemos no começo, felizmente o Timão criou gordura no primeiro turno, conseguindo assim, na média, ser campeão brasileiro com 72 pontos. Individualmente, foi o destaque do Corinthians, terminando como artilheiro do Campeonato Brasileiro, ao lado de Henrique Dourado, do Fluminense, com 18 gols. O destaque negativo ficou por conta de dispensa do zagueiro Pablo, figura importantíssima na conquista do título, mas que foi excluído do grupo, sendo proibido pela diretoria do Corinthians a participar até da festa da entrega da taça de campeão.

campeonato- brasileiro- 2017 -corinthians-campeão-FuteRock
Palmeiras e Santos decepcionaram, apesar de ocuparem o segundo e terceiro lugares no Campeonato Brasileiro e se classificarem para a Libertadores. O Palmeiras era tido no ínicio do ano como um bicho papão, pelo seu poder financeiro e contratações a torto e a direito. O Verdão foi bem, mas perdeu o caminho no meio do campeonato, trocou de técnico, Felipe Mello deu alguns “recados”, Dudu e Keno brilharam na reta final e o Verdão terminou como vice campeão, com 63 pontos, 9 pontos atrás do campeão Corinthians. O Palmeiras protagonizou ainda uma linda homenagem ao jogador Zé Roberto, que fez sua despedida e aposenteou-se este ano após uma carreira vitoriosa no futebol!

Resultado de imagem para Lucas Lima + Felipe Melo
O Santos teve os mesmos problemas que o Palmeiras e, coincidentemente, terminou com a mesma pontuação, ficando em terceiro lugar devido aos critérios de desempate. Vale lembrar que o investimento no Peixe foi bem menos, com poucas contratações e tendo Elano como técnico interino no final do campeonato. O Peixe lutou contra demissão de técnico, briga jurídica com o lateral Zeca e a saída do meia Lucas Lima, que assinou contrato de 5 anos com o rival Palmeiras.

O Grêmio deixou claro este ano que seu objetivo era a Libertadores. Mesmo com a polêmica frase de Renato Gaúcho, que em uma entrevista afirmou que o Corinthians iria despencar, o Grêmio usou seu time reserva em vários jogos, perdendo pontos importantes, mas quando enfrentou o Corinthians em seus domínios, levou uma sapecada de 1X0, empatando depois como visitante em 0X0. Terminou em quarto lugar, com 62 pontos, mas atingiu seu objetivo ao vencer a Libertadores. O Grêmio mostrou ainda um time competente, com destaque para os jogadores Marcelo Grohe, Geromel, Arthur e Luan.

gremio-luan-geromel-FuteRockflamengo

Os times cariocas foram bem em 2017! Flamengo e Vasco garantiram vaga na Libertadores, enquanto que Botafogo e Fluminense entram na Sulamericana. O Flamengo teve um ano de altos e baixos, teve em Muralha o reflexo destes momentos, mas briga ainda pelo título da Sulamericana, que pode abrir vaga para o Atlético-MG na pré-Libertadores caso o Mengão seja campeão. O Botafogo teve chances até a última rodada de entrar no G8, mas não conseguiu. O Fluminense terminou em 14º lugar, mas teve o artilheiro do campeonato, Henrique Dourado.

Resultado de imagem para atlético-mg + cruzeiro

Os times mineiros foram contrastantes! Cruzeiro ganhou a Copa do Brasil, mas mesmo assim jogou bem o Campeonato Brasileiro e terminou na quinta posição com 57 pontos. Destaque para Thiago Neves, que foi decisivo em vários jogos. O Atlético-MG fez um ano razoável, esperava-se mais do time que teve Otero como destaque na reta final. O Galo terminou o Campeonato Brasileiro em nono lugar, com 54 pontos e torce agora para que o Flamengo vença a Sulamericana para que possa entrar na pré-Libertadores em 2018.

Resultado de imagem para hernanes spfc
O São Paulo foi um time estranho de se acompanhar no Campeonato Brasileiro. No primeiro turno mostrou-se um time confuso, sem organização e apático, levando gols em praticamente todos os jogos. Com a chegada de Jucilei, Petros e, principalmente, Hernanes, o Tricolor se ajustou e arrancou no segundo turno, fazendo 31 pontos e 8 vitórias, espantando de vez o fantasma do rebaixamento, ficou em 13º com 50 pontos e beliscou uma vaga na Sulamericana, dando chances para o bicampeonato deste torneio continental para o Tricolor do Morumbi. Como comparação do excelente segundo turno do Tricolor, o campeão Corinthians fez somente 25 pontos, com 7 vitórias. Destaque para a torcida do São Paulo que detém os 5 melhores públicos do Campeonato Brasileiro de 2017, levando mais de 1 milhão de pessoas em seus jogos como mandante, e mais de 60 mil no último jogo contra o Bahia, que marcou a despedida do zagueiro Lugano.

Resultado de imagem para zé rafael + diego souza

Os times do nordeste não figuraram entre os protagonistas, mas não tivemos nenhum rebaixado, apesar da agonia de Vitória e Sport até a última rodada. O Sport conseguiu se manter na série A com uma vitória sobre o Corinthians reserva, mantendo-se na primeira divisão carimbando a faixa de campeão do Timão. O Vitória perdeu para o Flamengo e só não foi rebaixado porque o Coritiba perdeu para a Chapecoense e ficou com um gol a menos no saldo de gol. O Bahia foi o melhor de todos os times do nordeste, ficando no meio da tabela em 12º lugar, garantindo sua participação na Sulamericana, mas vê figuras importantes do time ameaçado de sair do clube, como o goleiro Jean e o meia Zé Rafael.Resultado de imagem para chapecoense

A Chapecoense foi uma grata surpresa! Após o trágico acidente do ano passado e a construção de um time do zero, a Chapecoense terminou o Campeonato Brasileiro em oitavo, com 54 pontos e garantiu-se, por méritos próprios, na pré-libertadores. Destaque da Chape, por incrível que pareça, foram os laterais Reinaldo e Apodi, que além de apoiarem bem o ataque ainda marcam os seus gols.

Os times do sul foram mais do mesmo, sem muita novidade. O Atlético-PR ficou em 11º com 51 pontos, mostrando ser muito forte em casa e presa fácil como visitante. O Coritiba e o Avaí terminam o Campeonato Brasileiro no Z4, com os dois times indo para a série B. A Ponte Preta também caiu, não sem antes protagonizar uma das cenas mais bizarras do Campeonato Brasileiro, quando o zagueiro Rodrigo provocou o atacante Trellez do Vitória de forma inusitada e foi expulso de campo quando a Macaca ganhava por 2X0, permitindo que o Vitória virasse o jogo e decretasse a queda da Ponte Preta.

Resultado de imagem para avai + ponte preta + coritiba

O Atlético-GO era tido como rebaixado desde as primeiras rodadas do campeonato, mostrnado-se um time muito fraco, mas que deu certo trabalho no segundo turno, tirando pontos de alguns adversários de peso, como o Corinthians, quando venceu o Timão jogando como visitante na Arena Corinthians. Mas essa fase “Robin Hood” não foi suciiente para tirar o time da lanterna, com apenas 36 pontos.

Como vimos neste breve resumo do Campeonato Brasileiro de 2017, o Corinthians venceu por méritos próprios, principalmente pelo que apresentou no primeiro turno. Palmeiras, Santos e Grêmio não souberam tirar vantagem dos deslizes do Timão, seja por incompetência ou por focar em outras competições, mas poderiam ter dado amis trabalho na reta final do campeonato. A emoção na definição dos quatro rebaixados deu um molho especial na última rodada, assim como a definição para quem disputará a Libertadores em 2018, principalmente para o Flamengo que teve um pênalti marcado nos últimos minutos do jogo, cobrado e convertido por Diego, que garantiu a participação do Mengão na Libertadores.

O Campeonato Brasileiro de 2017 foi emocionante, teve jogos incríveis e resultados inesperados, não podemos afirmar que temos um futebol de alto nível, qualquer time brasileiro leva um coro fácil de qualquer time de ponta da Europa, mas também não temos um futebol de baixo nível, pois contamos com ótimos jogadores como Vanderlei, Cássio, Marcelo Grohe, Luan, Hernanes, Diego Souza, Diego, Fred, Thiago Neves, Rodriguinho, Dudu, Keno, Zé Rafael e Jô, entre os brasileiros, além dos estrangeiros Pratto, Cueva, Guerrero, Trellez, Balbuena, Borja, Guerra e Gatito Fernandez.

Deste modo deixamos para que os nossos leitores e internautas reflitam e decidam por si para responder se o Campeonato Brasileiro tem um futebol de alto nível ou está nivelado por baixo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *