Náutico

Conheça melhor o Clube Náutico Capibaribe

Site Oficial: http://www.nautico-pe.com.br/

Clube Náutico Capibaribe, mais conhecido como Náutico, é um clube multidesportivo brasileiro da cidade do Recife, estado dePernambuco. Foi fundado em 7 de abril de 1901 como Club Náutico Capibaribe e teve seu primeiro time de futebol formado por ingleses e alemães. As cores do clube, presentes no escudo e bandeira oficial, são o vermelho e branco. Seus torcedores são conhecidos como alvirrubros.

Um dos mais antigos e tradicionais clubes do Brasil, é o mais antigo do seu estado e detém a segunda maior torcida de Pernambuco e a quarta maior do Nordeste, conforme pesquisa do Instituto Datafolha de 2010.[1] É considerado o clube das colônias inglesa e alemã no Recife, apesar de também ter sido adotado pelos holandesesfrancesesitalianosportugueses e espanhóis da cidade, daí o fato de o Náutico ficar conhecido primeiramente como “clube dos ricos” e “clube aristocrático”, o que até hoje se manifesta pelo fato de ter a grande maioria da elite econômica-social do estado como parte importante de sua torcida. Não obstante, com os títulos e glórias conquistados a partir dos anos 1960, considerada a década de ouro do clube, o Náutico começou a receber adesão cada vez mais forte das classes populares do Recife e do estado, tendo hoje uma torcida bastante popular e diversificada.

Foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro, em 1967, o que lhe rendeu uma participação pioneira na Copa Libertadores da América. É campeão do Torneio dos Campeões do Norte-Nordeste (1952). Possui 21 títulos de campeão estadual, o primeiro conquistado em 1934 e o mais recente em 2004, tendo conquistado, em 1951, o título de campeão no seu cinquentenário e, em 2001, o de campeão no ano do seu centenário, feito único em seu estado. É o único clube hexacampeão pernambucano: 6364656667 e 68.

Em cinco oportunidades terminou o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros colocados, sendo esse o recorde entre os times do Norte-Nordeste, ao lado do Bahia.

O Náutico é proprietário do Estádio Eládio de Barros Carvalho, mais conhecido como Estádio dos Aflitos, por localizar-se no bairro dos Aflitos. A capacidade da praça de esportes atualmente é de 22.000 mil espectadores sentados. Também lhe pertence o CT Senador Wilson Campos – o maior e em melhores situações do Norte-Nordeste do país -, situado no bairro da Guabiraba, no Recife, que possui 49 hectares e conta com quatro campos oficiais e dois campos de futebol de dimensão reduzidas, área para administração, vestiários, alojamentos etc. É dono de uma garagem para remo, situada na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro.

O clube tem uma rivalidade histórica com o Sport Club do Recife, com quem faz o clássico mais antigo e de maior rivalidade do estado, intitulado de Clássico dos Clássicos, também chamado de Derby Pernambucano, sendo este o terceiro clássico mais antigo do Brasil. Mantém ainda rivalidade com o Santa Cruz Futebol Clube e com o América Futebol Clube, donde o confronto com o primeiro é conhecido comoClássico das Emoções e, com o segundo, Clássico da Técnica e Disciplina.

TÍTULOS:

Regionais

Estaduais

Saiba Mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%A1utico_Capibaribe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *